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sábado, 11 de dezembro de 2010

Mudanças nas Empresas


Os varejistas estão sofrendo devido a uma supersaturação do varejo. Pequenos comer-ciantes estão sucumbindo ao poder cada vez major das superlojas e 'dominadores de categorias'. Os varejistas enfrentam concorrência cada vez major de empresas de ven-das por catalogo, empresas de mala direta, anúncios diretos ao cliente em jornais, re-vistas e TV, dedicadas a compras em domicílio, alem da internet. Como resultado, os comerciantes estão lidando com margens de lucro cada vez menores. Em resposta, os comerciantes empreendedores estão colocando entretenimento à disposição em suas lojas, como cafés, palestras, demonstrações e apresentações. Eles estão comerciali-zando uma 'experiência', em vez de uma variedade de produtos.

1 Estabelecer constância de finalidade para melhorar o produto e serviço.
Este ponto é fundamental para uma empresa que pensa no futuro. Para tanto, exige: inovação, pesquisa e educação, constante aperfeiçoamento do produto e serviços e manutenção dos equipamentos e instalações. Este principio possibilita o planejamento adequado dos serviços e produtos dentro de uma nova ótica, ou seja, prever, ter uma visão holística, atender às necessidades dos clientes.

2 Adotar a nova filosofia.
Diz respeito às exigências no controle da produção. A qualidade não acontece por si só. Ela deve ser constituída no dia-a-dia da empresa. Através de uma nova filosofia, ela poderá redesenhar suas atividades e seus processos; simplifica-los, agiliza-los e torna-los mais eficazes, a fim de identificar e satisfazer as necessidades dos seus cli-entes.

3 Acabar com a dependência da inspeção em massa para garantir a qualidade.
Como em toda empresa, a inspeção e o controle não produzem qualidade. Apenas veri-ficam sua existência ou não.Desta forma o que importa, é fazer com que as pessoas não precisem ser controladas e sim educadas para se tornarem capazes de monitorar a qualidade do que fazem.Não é necessário inspecionar o produto acabado, pois a quali-dade não deriva da inspeção e sim da melhoria do processo produtivo. Uma forma me-lhor de evitar o problema seria criar campanhas educativas no sentido de sensibilizar o usuário para o fato. Fazer com que eles entendam os prejuízos e as conseqüências de tal atitude.

4 Cessar a prática de avaliar as transações apenas com base nos preços.
É minimizar o custo total a longo prazo. Preocupar-se, apenas, com resultados a curto prazo poderá priva-las de uma estrutura necessária à produção de lucros duradouros. Elas devem entender que comprar pelo menor preço nem sempre significa economia. As escolhas devem recair, em cada caso, naquilo que melhor satisfazer as necessida-des, interesse e exigências do usuário.

5 Melhorar sempre e constantemente o sistema de produção e servi-ços.
A qualidade deve existir no produto já na etapa do projeto. Todo produto deve ser en-carado como parte de um todo. O trabalho em equipe é essencial no processo produti-vo, que deverá ser sempre expandido e aperfeiçoado.Instituir na melhoria contínua pe fazê-las concentrar-se no fundamental, nas coisas vitais, para que elas possam enten-der os princípios básicos da qualidade e desenvolver habilidades necessária para im-plementa-las.

6 Instituir o treinamento e o retreinamento.
Este princípio refere-se aos funcionários para o treinamento da administração e dos funcionários novos. O treinamento deverá ser sempre instituído na empresa, a fim de evi-tar desperdícios de conhecimentos e de esforços. O treinamento é um instrumento de de-senvolvimento pessoal. O desafio que esta função enfrenta é justamente o de conciliar as necessidades pessoais e profissionais do trabalhador com os objetivos declarados da orga-nização. Devem treinar seus funcionários antes de lhes atribuir a responsabilidade de um cargo. O treinamento deve fazer com que eles compreendam as políticas da empresa e as necessidades de seus clientes.

7 Adotar e instituir a liderança.
A liderança é condição absolutamente necessária para o desenvolvimento da empresa, porque estimula a revalorização. Os gerentes dessas instituições devem: ajudar as pessoas, máquinas e dispositivos a realizarem um trabalho melhor, gerar uma estrutu-ra flexível, e adotar uma administração participativa para obter um novo nível de rela-ção com os clientes.

8 Afastar o medo, de modo a que todos possam trabalhar eficazmen-te na empresa.
O desperdício causado pelo medo é enorme. A sua eliminação ou minimização deve ser um dos primeiros caminhos a ser obedecido porque ele afeta nove dos demais pon-tos de Deming. O medo impede as pessoas de servir aos interesses da empresa. O me-do assume várias facetas degeneradoras, gera timidez e ansiedade.

9 Romper as barreiras entre os diversos setores de pessoal.

Esse ponto tem uma ligação intima com o ponto oito. È também uma condição neces-sária para melhoria da qualidade; embora não seja suficiente para controla-la em toda a empresa. Incentivar o trabalho em equipe é uma necessidade crucial na organiza-ção.Devem assimilar este princípio no sentido de criar um espírito de cooperação, par-ticipação e responsabilidade solidária. A equipe deve conhecer a função, a importância e os problemas de todos setores; fazer com que todos entendam que a cooperação é benéfica a cada um.

10 Eliminar slogan (propaganda), exortações (ânimo) e metas para os empregados.
Os slogans, cartazes e as exortações não ajudam a melhorar o trabalho; ao contrário, provocam frustrações, criam hábito de ansiedade e ressentimento entre as pessoas. Palavras não produzem qualidade nem induzem as pessoas a praticá-la.

11 Suprimir as cotas numéricas.
Deve-se definir, ao invés de cotas, o que é e o que não é aceitável em termos de quali-dade. Pois, definições de cotas numéricas sufocam a auto-realização. A qualidade não se intensifica, necessariamente, com a quantidade. Está pode até compromete-la e im-pedi-la. Não devem agir apenas em função do calendário, das horas de trabalho e nem, tão pouco, devem ser pressionados por números, mas, pela responsabilidade de pro-duzir algo de que possam se orgulhar em fazer.

12 Remover as barreiras ao orgulho da execução.
Os empregados muitas vezes sabem o que está errado dentro da empresa, mas não podem mudar a situação. É preciso que os administradores escutem as suas sugestões e opiniões e ofereçam subsídios para que se interpõem à se envolver mais efetiva-mente no desenvolvimento da empresa. As barreiras que se interpõem à realização profissional podem causar sérios danos na redução de custos e melhoria da qualidade.

13 Instituir um sólido programa de formação e auto-desenvolvimento.
As pessoas necessitam de uma nova formação e a administração deve sempre subme-te-la a um novo aprendizado. Os administradores devem-se conscientizar da real im-portância e do potencial de um programa de formação e retreinamento para o desen-volvimento organizacional. À medida que passam a trilhar a estrada da melhoria con-tínua, precisam investir no seu patrimônio mais importante: as pessoas. Estimular o estudo e a busca do aperfeiçoamento continuado. A atualização permanente é uma questão de responsabilidade profissional. Este princípio se aplica tanto aos gerentes quanto aos funcionários destas instituições. Somente, ela é capaz de criar a nova cul-tura organizacional, que é o pressuposto básico da filosofia da qualidade.

14 Agir no sentido de concretizar a transformação.
Todos na organização devem ter uma idéia precisa de como melhorar a qualidade. A administração deve engajar todos a assumir e enfrentar os princípios adotados pelo Dr. Deming para realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos.

A iniciativa é a qualidade que diferencia um funcionário ativo, notável, com visão empreendedora, do medíocre. E esse último, que geralmente espera ser carregado pelos outros, é muito mais comum nas organizações do que se imagina. Conheço muitos deles e aposto que você também o reconhece em seu meio. Essas pessoas estão equivocadas. A velha manobra de trabalhar "conforme o salário" não leva ninguém a lugar nenhum.


*** É bem mais fácil recebermos um sorriso, quando sorrimos para alguém e é preciso viver ativamente como se fôssemos morrer amanhã, e aprender intensamente como se fôssemos viver sempre. O mais belo presente que foi feito ao homem, depois da sabedoria, é a amizade. O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.***

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