Powered By Blogger

Páginas

Consultoria visa preparar profissionais para o exercício, com competência e ética, das atividades do cotidiano organizacional, fortalecendo as empresas através do aprimoramento e desenvolvimento de habilidades dos seus talentos humanos. 

consultoria
PONTOS CRÍTICOS A SOLUCIONAR
 Os maiores problemas encontrados no mercado em matéria de segurança alimentar, estão nos produtos perecíveis, com contaminações microbiológicas elevadas devido a refrigeração inadequada, alto tempo de exposição, condições inadequadas de armazenagem e manipulação imprópria. Na área das carnes, tenho identificado e advertido para as questões mais diversas, que atuam negativamente sobre a qualidade das carnes comercializadas. Entre tais problemas está a perda de mercadorias e a diminuição da durabilidade dos produtos nos balcões expositores. Além destes prejuízos diretos em produtos, ocorrem outros danos nem sempre avaliados pelas empresas, como o aumento das reclamações e devoluções e consequentemente perda de confiança dos consumidores, com comprometimento óbvio da rentabilidade das lojas e da imagem da companhia. Tenho constatado que as empresas em sua maioria não possuem programas de qualidade ou equipes aptas a solucionar os problemas apontados pelo responsável técnico. Organização, procedimentos, práticas e gerenciamento de rotinas de manipulação, deverão ter acompanhamento técnico com comprometimento da alta administração.

No caso da carne bovina, com durabilidade maior que outras carnes, minha experiência tem constatado perdas significativas estimadas em torno de 15 %, por desidratação, falta de padronização, excesso de aparas, alterações organolépticas (cor, odor, sabor) com redução do período de validade e da qualidade funcional (aparência). Em outros produtos de origem animal de pericibilidade maior, estas perdas também aumentam.