Powered By Blogger

Páginas

terça-feira, 6 de junho de 2023

Pedras de amolar: melhores opções

O que são as pedras para amolar?

As pedras para amolar são instrumentos bastante antigos utilizados pelo homem há milhares de anos. Atualmente, esse produto ganhou novas tecnologias e são bem mais completos do que os que existiam antigamente.
Em uma afiação profissional, podemos dividir os tipos de pedras em três diferentes níveis de gramagem, que correspondem, respectivamente, a três tipos de etapas: desgaste do cume, afiação da lâmina e polimento do fio.Nível baixo (300 a 500);
Nível médio: (500 a 3.000);
Nível alto: (3.000 a 8.000).
Como afiar facas com a pedra para amolar?
Em um primeiro momento, amolar facas com pedra para amolar pode parecer algo difícil, mas existe um passo a passo que te ajuda a fazer isso da maneira correta e com segurança. Confira:Deixe a pedra mergulhada na água por alguns minutos;
Coloque a pedra em uma superfície firme e segura (algumas marcas oferecem junto ao produto um suporte com pés em borracha);
Identifique o ângulo para você fazer os movimentos de vai e vem (costuma variar de 10 a 45 graus);
Deslize a lâmina na pedra, com firmeza, mas sem pressioná-la demais;
Vá trocando o lado da lâmina até que as rebarbas desapareçam;
Enxague a faca e a pedra em água corrente e seque a faca com um pano seco.

Qual é o nome da pedra de amolar?
Existem muitos nomes de pedra amolar, que são vendidas hoje por diversas marcas do mercado. A marca brasileira Tramontina, por exemplo, comercializa nacionalmente alguns modelos.
Existem também várias pedras de marcas estrangeiras mais reconhecidas e mais caras, como a Naniwa, Shapton e Matsunaga Stone.

Para que servem os lados da pedra de amolar?
Alguns modelos de pedra de amolar têm dois lados, chamados “faces”, um com a gramagem maior do que o outro, ou seja, um é mais grosso e o outro lado mais fino.
Essa diferença tem a ver com diferentes etapas que são executadas durante o processo: desbaste, afiação e polimento.
As marcam costumam comercializar com gramagens diferentes em uma pedra única, uma vantagem para que o consumidor as utilize de forma fácil e prática.


Pedras de amolar: melhores opções

1 – Pedra Dupla Face Multi Stone 1000 e 3000 – Naniwa
Esta Pedra Dupla Face Multi Stone Naniwa foi desenvolvida com foco em qualidade para não corroer rapidamente. Ela é ideal para se conseguir uma lâmina mais afiada e polida.
Para isso, a pedra conta com duas gramagens diferentes: de 3.000 em uma das faces (amarela), e 1.000 na outra (vermelha).
Assim, ela é considerada uma pedra também para uso profissional, porque tem gramagem de nível médio e garante ótima afiação.
A face de 1.000 deve ser usada para corrigir, alinhar e desbastar a lâmina e, na sequência, a face de 3.000 servirá para amolar com um acabamento mais fino, digno de um uso profissional.
Você pode usar essa pedra da Naniwa para amolar as suas facas, tesouras e outros utensílios, tanto para uso profissional como também doméstico.
Ela é ideal para quem gosta de cozinha e churrasco, e se preocupa com obter um corte fino. É garantia de sucesso na certa!
Características:Peso: 550 gramas
Dimensões: 18,5cm (comprimento) x 6,5cm (largura) x 3,5cm (altura)
Tipo de material: Cerâmica
Face(s): Dupla (1.000 e 3.000)
Fabricante: Naniwa


2 – Pedra Dupla Face Profio 400 e 1000 – Tramontina
A Pedra Dupla Face Profio da Tramontina é ideal para quem não apenas gosta da rotina da cozinha.
Como também se preocupa com cortes precisos que deixam um excelente visual final na receita.
Esta pedra conta com dupla face: a face vermelha, com gramagem de 400, serve para fazer o desbaste da lâmina, ou seja, deixá-la mais fina; a face azul, de gramagem 1.000, serve para dar acabamento e eliminar as arestas da lâmina.
A Tramontina oferece também junto com essa pedra um suporte anti-deslizante, para maior segurança durante a afiação de utensílios de corte.
Bacana, não é? O suporte ajuda principalmente as pessoas que não estão muito acostumadas com amolar objetos cortantes!
Ah, e por falar em objetos cortantes, essa pedra não é recomendada para amolar tesouras.
Ela é produzida com foco em cozinhas, sejam elas caseiras ou profissionais.


3 – Pedra Dupla Face Hercules 120 e 240 – Mundial
Esta é uma pedra com foco em custo-benefício! A Pedra Dupla Face Hercules é um produto de entrada, mas cumpre muito bem a sua função.
Ela é o tipo de pedra para quem precisa fazer um desbaste mais agressivo na lâmina, e conta com duas faces para esse serviço: 120 e 240 de gramagem.
Então, além de cumprir bem a sua função para os iniciantes, também vai funcionar para os que já têm pedras mais finas, mas precisam de desbastes pesados na primeira parte do processo.
Por ser mais simples e de baixo custo, é mais indicada para uso doméstico, mas não pense que ela tem qualidade muito inferior!
Na verdade, ela não solta detritos e impressiona por ser mais duradoura do que outras mais baratas.
O produto é fácil de manusear, o que pode agradar os que buscam por facilidade e praticidade, mas que se sentem leigos no assunto e não querem investir muito dinheiro.



4 – Pedra de Afiar Dupla Face 120 e 1000 – Naniwa
A Pedra de Afiar Dupla Face, da marca japonesa Naniwa, é uma pedra que possui agentes de ligação a água.
E o que isso significa? Ela garante melhor harmonização para o tamanho do grão, o que gera melhor desempenho de afiação e acabamento perfeito ao fio de corte.
O lado com gramagem de 120 é mais abrasivo, isto é, mais grosseiro, feito para desbastes mais agressivos, e o de 1.000 é mais “liso”, perfeito para dar acabamento.
Devido ao tamanho da pedra, ela é mais indicada para o uso doméstico, e pode não atender bem aos profissionais que utilizam facas e tesouras de tamanhos maiores.
E por falar em preço, é importante dizer que ele se aproxima dos preços de algumas marcas nacionais, porém, acaba ganhando em desempenho.
Então, apesar de o preço não ser o mais baixo da lista, acaba sendo justificado pelo desempenho oferecido.
Ah, e é importante lembrar que a Naniwa é uma marca confiável no mercado, conhecida por produzir excelentes pedras para polimento!



5 – Pedra de Afiar Kuromaku 12.000 – Shapton
Esta é uma pedra com apenas uma face e é ideal para quem gosta de uma afiação mais bem acabada e livre de qualquer rebarba.
Devido ao seu material em cerâmica, a Pedra de Afiar Kuromaku é resistente e, certamente, dura por muito mais tempo.
Uma característica diferente dessa pedra é o fato de ela ser mais áspera em comparação com outras pedras da mesma gramagem, de outras marcas. Interessante, não é?
Outra vantagem desse produto é a sua caixa plástica que, além de ser bonita e combinar com a pedra que vem no interior, em cor verde, serve também como base na hora de afiar as lâminas.
Esta pedra é recomendada para quem não se preocupa em investir mais dinheiro e deseja conseguir excelentes fios para cortes, muito mais ágeis e eficientes.
Basta assistir ao vídeo-review abaixo e entender do que estamos falando!
A marca Shapton é considerada referência por alguns especialistas em facas e em pedras de amolar, então, ela não poderia ficar de fora da nossa seleção.



6 – Pedra de Afiar Alta Gastronomia 8.000 – Carborundum
Esta é uma pedra especial para afiação da marca Carborundum.
A Pedra de Afiar Alta Gastronomia, com a sua gramagem de 8.000, serve para dar polimento no fio e fazer com que a lâmina deslize suavemente durante o corte.
Ela é indicada para uso profissional e doméstico, mas, certamente, atende melhor aos profissionais chefes de cozinha e amantes da gastronomia!
A pedra vem armazenada dentro de um estojo plástico exclusivo, que serve também como base durante o processo de afiação, com pés de borracha que não permitem que ela escorregue.
Além disso, a embalagem tem furos de ventilação, para que a pedra não seja danificada se for guardada úmida.
Ela tem lado único, ou seja, apenas uma face de gramagem 8.000, portanto, é usada especialmente para polimento, em etapas finais do processo de afiação.



7 – Pedra Dupla Face 108N 120 e 320 – Carborundum
Agora vem a Pedra de Afiar 108N, da Carborundum, uma pedra que serve para desgastes mais agressivos e afinamento.
Ela é fabricada em carbureto de silício e é ideal para o desbaste inicial, principalmente para facas cegas.
Apesar disso, essa pedra também é indicada para afiar outras ferramentas cortantes de cutelaria em geral.
A tecnologia da Carborundum permite fácil afiação, e a Pedra 108N é ideal para pessoas iniciantes que querem melhorar o nível do corte de utensílios caseiros.
Ela tem duas faces, sendo uma delas mais grossa e áspera, de 120, usada inicialmente para desbastes agressivos, e a outra de 320, especial para acabamento mais fino.
Antes de usá-la, é indicado deixá-la submersa na água durante, pelo menos, de cinco a dez minutos, para evitar que ela se desgaste precocemente.
Oferece ótimo custo-benefício, com um dos melhores preços do mercado, aliado à excelente qualidade oferecida pela marca!



8 – Pedra de Afiar Kinga 300 – Matsunaga Stone
A Pedra de Afiar 300 – King é grossa, perfeita para você realizar um desbaste mais agressivo em lâminas que já perderam o corte.
Ela consegue tirar imperfeições e lascas do fio, recuperando rapidamente o corte de ferramentas.
Esta pedra é para quem busca reparar e corrigir lâminas, sem se importar muito com o polimento final.
Apesar de não se propor a oferecer polimento e acabamento mais detalhado, cumpre muito bem ao que se propõe de recuperar o corte de lâminas velhas e antigas, deixando-as como novas!
Apesar de essa pedra da King ser de gramagem 300, que é considerada baixa, o custo dela ainda é um pouco mais alto do que o das outras.
No entanto, a qualidade do produto justifica o seu valor, motivo que a trouxe para a nossa seleção!


9 – Pedra Combinada KDS King 1.000 e 6.000 – Matsunaga Stone
Para uma afiação e polimento de mais qualidade, a Pedra Combinada KDS King é uma opção ideal.
Ela atende tanto aos mais exigentes profissionais, como chefes de cozinha, como também aos amantes da cutelaria!
Ela corrige e recupera o fio das ferramentas de forma rápida e fácil, sem desgastar muito o seu aço.
Ela é dupla face, sendo a de 1.000 recomendada para a primeira etapa, em que o desbaste é um pouco mais grosseiro, e a de 6.000 para a correção e acabamento mais sofisticados do fio.
Este tipo de pedra atende melhor aos que precisam realizar correções rápidas no dia a dia, nas quais as lâminas ainda não estão tão comprometidas e danificadas.
Além disso, ela é recomendada para quem realmente se importa com um acabamento fino e está disposto a investir um pouco mais.



10 – Pedra Dupla Face 3.000 e 8.000 – Taidea
Se você procura por desempenho e qualidade, a Pedra Dupla Face da Taidea poderá ser uma boa opção.
Ela é recomendada para quem é mais experiente e gosta de realizar o acabamento final em lâminas.
Assim, um de seus lados é mais grosso, com granulação de 3.000, e o outro mais fino, de 8.000, ideal para dar acabamento ao fio de corte.
O interessante dessa pedra é que ela absorve rapidamente a água no preparo para fazer a afiação, o que demonstra a boa qualidade do seu material.
Além disso, ela não é das pedras mais caras, apesar de sua granulação alta.
Para garantir mais conforto e segurança na hora de executar a afiação, ela vem com uma base emborrachada, na qual fica apoiada, sem perigo de escorregar. Legal, hein?
Então, se você é exigente, gosta de cutelaria, mas não deseja pagar muito caro em uma pedra para manter o seu hobby, a pedra da Taidea é ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário