Powered By Blogger

Páginas

domingo, 4 de julho de 2010

A pesquisa da Gallup revelou


A pesquisa da Gallup revelou o óbvio do óbvio. Ou alguém discorda de que as pessoas são fundamentais, que empresas são feitas de pessoas, que há uma pessoa por trás de cada produto fabricado, cada serviço prestado, cada pé de alface plantado, cada avião que decola e por aí afora? Saber o que é certo não é a mesma coisa que fazer o que é certo. O difícil é construir um método para transformar talento em performance. A maioria dos gerentes e diretores quer que o funcionário aja, pense e se comporte como eles.
“Um erro comum, ao lidar com pessoas, é tratá-las como você gostaria de ser tratado. Você precisa tratar as pessoas como elas querem ser tratadas. Exemplificando: se você não é muito organizado, não pode se esquecer que algumas pessoas precisam de regras e organização para crescer, enquanto outras gostam de muita liberdade. O grande segredo é conseguir navegar nessa mistura de águas.” Marcus Buckingham e Curt Coffman
O grande desafio dos gestores é selecionar a pessoa certa, com o talento certo, para desempenhar o papel certo. E depois, deixar as pessoas fazerem o que elas sabem fazer, do jeito delas. Ao ver um empregado motivado, pode-se ter certeza que ele tem um gerente que estimula o desenvolvimento de suas competências.
INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO DA EQUIPE
Buckingham e Coffman descobriram, após exaustivas pesquisas e análise, que a mensuração da força de um ambiente de trabalho pode ser avaliado por 12 questões fundamentais e aplicado em qualquer empresa, para todos os empregados. Elas captam a maior parte da informação necessária e importante ao gestor na melhoria das relações entre empresa e empregado. As respostas medem o local de trabalho com referência à capacidade de atrair e manter os melhores empregados; na verificação do que precisa ser melhorado e, talvez o mais importante: abre portas para o entendimento dos motivos pelos quais as pessoas não alcançam os resultados esperados, ou porque algumas são bem mais produtivas do que outras.
Veja um exemplo prático: numa grande cadeia varejista norte-americana, com mais de 300 lojas, todos os funcionários responderam à pesquisa. As lojas onde a equipe dava notas altas nos 12 quesitos excediam as metas de lucratividade em 14%, enquanto as que tinham notas baixas davam prejuízo, em média 30% abaixo da meta estabelecida. O mais interessante é que as lojas eram idênticas. Mesmo assim, nas lojas mais lucrativas, 45% dos funcionários diziam que tinham o material e equipamentos necessários para trabalhar. Nas deficitárias, só 11% concordavam com isso.

Note que todos tinham o mesmo material e equipamento disponível! Alguns achavam que tinham tudo o que precisavam e estavam felizes; outros reclamavam que a empresa não os apoiava nem lhes dava condições de produzir. O que muda então? Muda a percepção e o conceito das pessoas em relação à empresa, atitudes que são fortemente influenciadas, muitas vezes de forma determinante, por supervisores, gerentes, etc., ou seja, pela gestão daquela unidade.
Por onde começar para realmente saber o que a equipe pensa? Pelo óbvio: pergunte! Aplique o questionário e deixe as pessoas serem francas e honestas. E lembre-se que cada pessoa vê o mundo à sua maneira, de acordo com as suas crenças e valores, não como ele realmente é. Por isso, é preciso ter humildade e saber ouvir para entender o ponto de vista do outro. São perceptíveis as vantagens na utilização deste método: é uma pesquisa curta, simples e focada em pontos realmente importantes e, portanto, só mede o que é relevante ao processo de gestão. Analise as respostas, converse com a equipe e pr Uma das lições que se pode extrair é que não basta as empresas investirem somente em remuneração, benefícios, promoções e treinamento, pois o que realmente faz a diferença na retenção de talentos na empresa é o seu gestor imediato. É ele que atrai e mantém pessoas talentosas, por meio de ações de valorização e desenvolvimento do talento do empregado. Uma das mais valiosas descobertas na pesquisa da Gallup foi a de que empregados talentosos precisam de grandes gestores.
As empresas sabem que o modo de gerar lucros duradouros é criar um ambiente de trabalho que atraia, focalize e mantenha empregados talentosos. As pessoas querem cada vez mais serem reconhecidas como indivíduos que buscam significado na vida e no trabalho.
Portanto, realize a pesquisa para descobrir como a sua equipe percebe o ambiente de trabalho e promova as melhorias necessárias, afinal: “empregados brilhantes, talentosos e ambiciosos são o combustível do futuro”.

Aproxime-se das pessoas,
Aprenda com elas, ame-as.
Comece com o que elas já sabem,
Aproveite o que elas possuem.
E, para o melhor dos líderes, quando a tarefa estiver concluída e o trabalho realizado,
“Fizemos isso sozinhos”, todas as pessoas dirão.
Promova as melhorias necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário