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domingo, 27 de junho de 2010
Como Definir o Mix de Produtos Para Sua loja
Como Definir o Mix de Produtos Para Sua loja
que fazer para aumentar as vendas da loja? Como fidelizar os clientes e aumentar os lucros? Como deixar a loja diferente aos olhos dos clientes? Essas e outras perguntas são feitas diariamente pelos varejistas do Brasil inteiro. Tecnicamente só existe duas formas de aumentar as vendas da loja: vender mais para os mesmos clientes ou vender para novos clientes. Nas duas situações o mix de produtos é determinante, pois só é possível vender aquilo que a loja tem, seja para os clientes atuais ou para novos clientes. Uma das premissas básicas para fidelizar clientes é a manutenção do mix de produtos. Ser diferente pressupõe fazer algo diferente da maioria. Observando o sortimento de produtos de muitas lojas é possível perceber grandes oportunidades de melhoria em todas essas questões. Também é fácil constatar que um dos maiores problemas dos varejistas atuais é justamente a definição adequada do sortimento de produtos da loja. Há uma infinidade de produtos, marcas, tamanho, tipo de embalagens no mercado, o que torna cada vez mais a tarefa de decidir o mix de produtos em um grande dilema.
Antes de tomar a decisão sobre o mix adequado de produtos para a loja é importante fazer algumas observações:
1. Os supermercados na sua maioria atendem clientes de todos os perfis de renda;
2. Em média 30% dos produtos da loja respondem por 70% das vendas;
3. Os chamados produtos destino são responsavéis pelo volume de vendas, enquanto os não-destino respondem pelo lucro da loja;
4. Em torno de 10% dos itens da loja não giram;
5. Todos os fornecedores têm no seu portfólio produtos que não vendem;
6. O varejo perde em média 10% de vendas em função de falta de produtos;
7. O varejista não entende o conceito de primeira marca e primeiro preço, tão importantes para uma boa definição de mix de produtos.
Analisando todas essas variáveis é possível definir adequadamente o mix de produtos da loja. O ideal é que ele atenda a todos os perfis de renda com produtos de primeira linha (primeira marca) e produtos de segunda linha (primeiro preço), é importante que exista uma diferença de preços entre os produtos, que deve variar em torno de 20%. Exemplo: extrato de tomate marca A 190 grs (R$ 2.09), extrato de tomate marca B 190 grs (R$ 1,69), extrato de tomate marca B 190 grs (R$ 1,29), extrato de tomate marca B 190 grs (R$ 0,99). Em algumas categorias a diferença de preço pode ser menor e em outras maior. A variedade também pode ser menor com duas ou três marcas similares ou maior com cinco ou seis marcas.
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