Consultoria visa preparar profissionais para o exercício, com competência e ética, das atividades do cotidiano organizacional, fortalecendo as empresas através do aprimoramento e desenvolvimento de habilidades dos seus talentos humanos.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Prevenir o desperdício
Prevenir o desperdício
Neste caso o velho jargão de que prevenir é melhor do que remediar cabe muito bem. As principais dicas de boas práticas de prevenção de perdas são:
* Treinamento de todos os funcionários, ensinando noções básicas de prevenção e respeitando as especificidades das seções e dos departamentos.
* Trabalho de monitoramento mais intenso sobre as áreas e produtos onde ocorrem as maiores perdas.
* Batida de validade diária nas seções e produtos mais críticos como frios e laticínios.
* Verificação de temperatura dos balcões refrigerados e câmaras frias três vezes ao dia.
* Realização de inventário a cada três meses no mínimo.
* Estabelecer metas de redução de perdas para as diferentes seções e áreas da empresa. E bonificar a equipe quando a meta for atingida.
* Conscientizar e disseminar a cultura da prevenção de perdas para que seja praticada não apenas na empresa, mas em casa, pelos funcionários.
* Dotar a loja de equipamentos de segurança, como etiquetas antifurto, antenas com sinais sonoros e circuito interno de câmeras de televisão.
* Dispor de softwares que ajudam a mapear as diversas causas da perda.
* Implantar demonstrativo de resultados, onde é possível acompanhar o desempenho das diversas rubricas.
Novos paradigmas
O novo cenário competitivos exige cada vez mais das empresas uma alta performance, para continuar no mercado e manter os níveis de rentabilidade atrativos. Nesse cenário é preciso quebrar alguns paradigmas e colocar em ação uma nova abordagem relacionada área de segurança da loja:
* Departamento de segurança -> Departamento de prevenção de perdas
* Reativa -> Proativa
* Focada na apreensão -> Focada na inibição
* Tática -> Estratégia e tática
* Registro de incidentes -> Análise de dados
* Apaga incêndios -> Segue procedimentos
* Gerador de custos -> erador de lucro
Uma das principais razões das perdas nos supermercados são os chamados furtos internos – realizados por funcionários – e furtos externos – realizados por clientes e fornecedores. Os números são impressionantes, as perdas decorrentes de furto interno representam 20,1% e as oriundas de furto externo respondem por 16,6%. Ou seja, os furtos representam 36,7% do total das perdas nos supermercados.
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terça-feira, 1 de junho de 2010
Competências para a liderança
Quando exercemos uma posição de liderança lidamos com um fenômeno complexo, um palco onde se movimentam vários atores, na maioria das vezes com interesses distintos e finalidades não tão convergentes quanto seria o ideal, em cenários que mudam cada vez mais rapidamente a partir de vários aspectos.
Nessa cena complexa, o líder precisa colocar em sua balança inúmeros fatores que, no final, não devem pender para nenhum dos lados. É exigido dele que equilibre continuamente energia, capacidade pessoal, organização, a opinião de outros lideres e os recursos que tem à disposição.
Por isso, nenhuma organização ou empresa pode viver e prosperar sem equilibrar duas exigências: de um lado, a atenção ao crescimento econômico, pela expansão do mercado e otimização dos lucros e, de outro, os aspectos intangíveis ligados ao tipo de liderança, ao capital humano que opera no estabelecimento, à cultura organizacional e ao capital de relacionamentos.
A atenção ao capital humano, ao conhecimento, as experiência e competências das pessoas na organização é fundamental para a concretização de resultados. O reconhecimento de um ideal, de um sonho, a capacidade de estimular nas pessoas entusiasmo, criatividade, dedicação, o sentimento de pertencer a algo, enfim, os valores chamados intangíveis, não passíveis de serem medidos com números e calculadoras, são considerados fundamentais na construção e na manutenção de empresas sólidas e bem sucedidas.
As lideranças que nos marcaram de forma positiva, que deixaram resultados perenes e transmitiram de forma inequívoca valores e ideais, foram resultado da ação de líderes que conseguiram partilhar com os colaboradores uma identidade comum que direcionou atitudes e catalisou energias.
Esses são alguns, dos muitos desafios dos líderes no contexto atual: manter vivas nos colaboradores as extraordinárias forças vitais, criativas, inovadoras e sinérgicas capazes de fazer planos saírem do papel.
O líder indica a direção e verifica a rota, transmite a missão e o significado da tarefa e das ações, tentando assim, harmonizar e equilibrar as vontades e metas individuais com a coletiva, sendo este equilíbrio, a principal fonte de impulso para o desenvolvimento do setor e pessoal.
Postado por CONSULTORIA LATICINIOS às 19:13 0 comentários
Sua equipe está preparada para atender seus clientes?
Manter-se em um mercado cada vez mais competitivo tem sido um desafio para muitas empresas e, para atingir seus objetivos, elas investem em inovação - novos produtos, novas tecnologias e novos nichos de mercado. Com todas essas mudanças, tem se tornado maior a responsabilidade do profissional de vendas, fazendo com que essa função ganhe cada dia mais destaque.
Essas transformações levam muitas empresas a se preocuparem não apenas com os seus produtos, mas principalmente com a qualidade do atendimento aos clientes, pois, independentemente de ser empresário ou profissional da área de vendas, o que se tem percebido é que vender está cada vez mais difícil. O motivo não é apenas as mudanças constantes no mercado em geral, mas o consumidor mais exigente e cauteloso.
Com tudo isso, a busca por profissionais que atendam às necessidades dessas empresas se transformou em um desafio para muitos líderes. Com a responsabilidade de estar na linha de frente da empresa, a qualificação para o profissional de vendas passou a ser essencial. Conhecer a companhia da qual faz parte, saber ouvir seus clientes e indicar qual é o melhor caminho a seguir se tornam fundamentais para profissionais dessa área.
Considerado o principal responsável pela lucratividade de muitas empresas, um vendedor bem preparado certamente trará resultados positivos para sua empresa, pois uma corporação que conta com profissionais habilitados estará sempre à frente de seus concorrentes.
Um dos caminhos a seguir para obter profissionais realmente preparados é investir em treinamentos contínuos, porém, muitas vezes, isso acaba se tornando um gasto muito alto e o que deveria ser constante passa a ser esporádico.
Quais são os benefícios de aplicar treinamentos contínuos em sua empresa
Muitas empresas têm a visão de que investir em treinamentos contínuos pode ser perda de tempo e dinheiro, pois o funcionário futuramente sai da empresa e o gasto em treinamento acaba sendo perdido.
Empresas com uma visão como essa estão completamente equivocadas, pois profissionais bem preparados estão muitos mais aptos a exercerem sua função e atender o mercado. Empresas que já contam com profissionais qualificados afirmam que a lucratividade pode aumentar em até 15%, pois um cliente satisfeito é um cliente fiel.
Postado por CONSULTORIA LATICINIOS às 18:58 0 comentários
O Brasil está entre os países campeões do desperdício de alimentos
O Brasil está entre os países campeões do desperdício de alimentos no mundo. Em média, entre 20% e 30% de tudo o que produz se perde no trajeto do campo à mesa. Os números são igualmente alarmantes no setor de restaurantes. Somente no Rio de Janeiro, por exemplo, um milhão de refeições vai para o lixo todos os dias.
Entre as iniciativas que buscam reduzir o desperdício, é notável o esforço de muitas empresas do setor alimentício em investir em recursos tecnológicos. Os mais modernos softwares de automação permitem a gestão efetiva do estoque em bares, restaurantes e outros estabelecimentos do gênero. É uma alternativa para reduzir ou mesmo evitar o desperdício de alimentos perecíveis, situação que pode responder por um aumento de até 35% no preço do produto final para o consumidor.
Como a redução de custos é o fator mais maleável na equação que determina a rentabilidade de um negócio, o controle de estoque representa uma medida indispensável não apenas para supermercados ou grandes redes de fast food - que se preocupam com a economia em escala -, mas também para pequenos estabelecimentos, nos quais os benefícios podem ser ainda mais significativos.
Um bom sistema de automação comercial deve, obrigatoriamente, contemplar os mais diversos processos na operação de uma empresa. O controle do estoque é parte fundamental no gerenciamento do negócio, tanto quanto a gestão financeira ou o atendimento ao cliente.
Para melhores resultados, o ponto de venda deve estar interligado ao estoque, permitindo a baixa automática do que é comercializado. É possível acompanhar a quantidade disponível de qualquer mercadoria com base em gráficos e relatórios diários. A integração permite até que novos pedidos seja feito automaticamente, via internet, sempre que necessário. Essa medida evita o desperdício decorrente de uma compra exagerada e impede a desagradável situação de ficar sem um produto.
A tecnologia é também uma ferramenta eficaz para o planejamento de restaurantes. Com base no histórico de vendas, é possível trabalhar com estoques adequados à demanda, estabelecendo previsões de freqüência muito próximas à realidade. O lojista pode estimar quantos e quais tipos de pratos irá vender no Dia dos Pais ou quantos clientes terá em suas mesas no Dia dos Namorados. Em épocas normais, terá um panorama dos horários e dos dias de maior demanda na semana.
Com esses números, é possível formar um estoque de mercadorias ajustado às necessidades. Se as previsões forem de um consumo de cem quilos de carne e outros cem de batatinhas, uma compra de 120 quilos dessas mercadorias será suficiente para operar com margem de segurança, evitando qualquer tipo de desperdício ou escassez de
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Criei um Sistema que calcula o peso das peças no final da desossa e também o preço de custo de cada corte - (35) 9914-7077 (WHATSSAP) https://youtu.be/_En8tt4yxko
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