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domingo, 27 de junho de 2010

Padaria e Confeitaria


Padaria e Confeitaria
Categoria mais destino da loja, capaz de trazer o clientes até duas vezes ao dia na loja, que pode transformar sua loja em referência na sua cidade, bairro ou área de influência.
Uma categoria que além de ser destino, ou seja, que tem o poder de trazer os clientes até a loja, ainda é uma das mais lucrativas também.

Vantagens da categoria padaria e confeitaria
Os produtos não sofrem influências externas importantes, relacionadas à qualidade e oferta. Ao contrário, seu nível de oferta e qualidade depende única e exclusivamente da loja, da competência e visão empresarial do lojista. Apresenta também menores perdas em relação às carnes e FLV.
A rentabilidade é infinitamente superior às demais categorias é perfeitamente possível prever o nível de demanda desses produtos e planejar de forma adequada a produção, diminuindo as perdas.

Opções estratégicas de implantação da padaria
- Padaria tradicional onde toda a produção é feita no local;
- Em caso de rede, pode centralizar a produção em um único local, e distribuir para os demais pontos de vendas;
- Terceirizar a parte de produtos embalados para um especialista e produzir o restante na própria loja;
- Produzir os embalados e comprar os produtos congelados que irão ser somente assados na loja;
- Produzir, congelar e disponibilizar os produtos para as lojas;
- Terceirizar a produção e a comercialização da padaria.

Variáveis na implantação/melhoria da padaria
- Definição de mix de produtos;
- Definição do receituário;
- Definição dos itens e marcas de matéria-prima;
- Cronograma de produção;
- Estratégia de introdução/lançamento de novos produtos;
- Estratégia de precificação;
- Nível de ofertas e promoções.

Pontos positivos da padaria
- Produtos de valor agregado baixo que são extremamente aceitos pelos consumidores de todas as classes sociais em todos os dias da semana e em varais ocasiões do dia;
- Excelente fidelizador de clientes;
- Poder de se diferenciar de seus principais concorrentes.

Layout da Padaria
Para cada loja o layout deve ser estudado e elaborado especificamente, pois seu dimensionamento depende da área disponível, do volume de produção e dos tipos de produtos a serem elaborados. Os equipamentos de produção só podem ser definidos após essas definições.

Localização do departamento
Sua localização dentro da loja pode variar, de acordo com os interesses definidos ou com o tipo de cliente que se deseja atender:
- No interior da loja (fundo, lado direito, esquerdo, meio);
- Na saída da loja (lado oposto à entrada);
- No meio da loja.

Balanceamento de receitas
O balanceamento permite a elaboração de uma receita em qualquer quantidade, sempre com o mesmo padrão de qualidade. Um fator muito importante na fidelização de clientes e na transformação do setor em referência.

Noções de custo
Para se calcular o custo de um produto, precisamos montar algumas planilhas auxiliares:
- Balancear e calcular a receita;
- Determinar o custo da matéria-prima necessária;
- Calcular o rendimento da receita;
- Custos indiretos + margem.

Exposição dos produtos
- A exposição dos produtos é tão importante quanto ter variedade e produtos de boa qualidade para se obter boas vendas;
- É preciso fazer exposições criativas que atraiam os clientes;
- Os expositores devem ter prateleiras com inclinação de 45 graus;
- Deve-se priorizar a exposição de produtos em auto-serviço;
- A reposição deve ser constante, não se permitindo que os expositores fiquem vazios.

Degustação de produtos
Além de uma boa exposição, outra forma de alavancar as vendas é a degustação de produtos, que deve ser feita por atendente preparado, para saber responderer a todas as perguntas do cliente e valorizar os pontos fortes dos produtos, principalmente os dos lançamentos.

Conclusões
Pela grande importância da área de FLV, principalmente para as pequenas lojas, o varejista não deve ter uma seção medíocre, ao contrário, ela deve ser a referência de toda a região.
O Varejista reclama do aumento da concorrência, da diminuição das margens de comercialização e da queda nas vendas, porém esquece muitas vezes, de fazer o próprio dever de casa, e no caso dos FLC isso é notório.
É muito em função das deficiências das padarias dos supermercados que floresce o ramo de lojas especializadas, das butiques de pães e das lojas de conveniência.

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