É qualquer uma das quatro raças japonesas de gado de corte. Em várias áreas do Japão, a carne Wagyu é enviada com nomes de áreas. Alguns exemplos são o bife Matsusaka, Bife Kobe, Bife Yonezawa, Bife Mishima, Bife Ōmi e Bife Sanda.
O marmoreio característico da carne Wagyu é resultado de uma genética que produz maior concentração de ácidos graxos. Por isso, este gado gera um sabor e uma maciez muito mais expressivos quando comparado a outras raças criadas para o corte.
Nelore
Raça de origem indiana, esses bois são os mais populares nos açougues brasileiros, justamente por sua facilidade de adaptação nas condições climáticas do Brasil. Suas características físicas compõem um corpo mais alto e com barbela, uma espécie de papo. Essa raça produz gordura semelhante ao do Angus, mas a quantidade de marmoreio é menor. Ainda assim, é possível ter carnes nobres m
AngusOriginária da Escócia, essa espécie consegue acumular muita gordura intramuscular, o que faz do Angus um boi bem roliço. Também apresenta boa adaptação ao clima brasileiro. Quando cruzado com o Nelore, aumenta sua ambientação. Atualmente, já representa o segundo maior rebanho de corte brasileiro e oferecemcarnes nobres que são apreciadas no mundo todo.
Wagyu
Raça de origem japonesa, cujas principais características são formato bem redondo, músculos sem definição e acúmulo de gordura consideravelmente maior do que outras raças. Portanto, os cortes produzidos pelo Wagyu são incrivelmente macios e suculentos. Por outro lado, não é possível obter muitos cortes dessa raça, o que explica o alto valor do kg da carne Wagyu – no Japão, chega a custar US$ 1.000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário