1. Padronize os cortes e as transformações.
O cliente que vai ao seu supermercado e compra as carnes do açougue deseja sempre encontrar os produtos no mesmo padrão de qualidade. Por isso, mantenha a padronização nos cortes e nas possíveis transformações que você fizer nos alimentos.2. Tenha uma câmara frigorífica de qualidade e exclusiva para a refrigeração de carnes.
A carne é um alimento perecível e que exige muito cuidado no manuseamento, no transporte, no armazenamento e, também, na exposição no seu supermercado. Por isso, lembre-se de utilizar uma câmara frigorífica de qualidade e específica apenas para a refrigeração de carne.
Demais produtos, como pescados e derivados do leite, por exemplo, devem ficar em outro local.
Se necessário, antes de chegar ao resultado final da padronização, faça testes até descobrir quais são os cortes e transformações que mais fazem sucesso na sua loja. Também, caso decida testar algo novo, informe a novidade aos clientes e sugira que eles experimentem e depois digam o que acharam da novidade.
Demais produtos, como pescados e derivados do leite, por exemplo, devem ficar em outro local.
Se necessário, antes de chegar ao resultado final da padronização, faça testes até descobrir quais são os cortes e transformações que mais fazem sucesso na sua loja. Também, caso decida testar algo novo, informe a novidade aos clientes e sugira que eles experimentem e depois digam o que acharam da novidade.
Além de ele precisar saber como manusear as carnes de maneira técnica e correta, ele também precisa saber como utilizar todos os equipamentos do açougue, como armazenar as carnes, como prepará-las para a venda, entre outros, ainda, ele deve ter conhecimento sobre as normas de limpezas estabelecidas para o açougue.
São vários os clientes que procuram dicas e orientações sobre qual tipo de carne comprar e o açougueiro deve saber como prestar esse serviço com qualidade, proatividade e muito conhecimento.
4. Mostre nas suas redes sociais que o seu supermercado é especialista no assunto.
Como fazer isso? Uma boa maneira de mostrar a sua autoridade no assunto é utilizar as suas redes sociais a seu favor. Você pode:
Fazer postagens com receitas que utilizam diversos tipos de carne;
Convidar um chefe conhecido para explicar sobre o preparo de carnes;
Fazer stories quando abastecer o setor, mostrando que o açougue está com cortes fresquinhos e de qualidade;
Contar curiosidades sobre diferentes tipos de cortes de carne, entre outros.
Fazer postagens com receitas que utilizam diversos tipos de carne;
Convidar um chefe conhecido para explicar sobre o preparo de carnes;
Fazer stories quando abastecer o setor, mostrando que o açougue está com cortes fresquinhos e de qualidade;
Contar curiosidades sobre diferentes tipos de cortes de carne, entre outros.
Enquanto algumas pessoas gostam de comprar a carne “in natura”, outras preferem adquirir cortes semi preparados. Por isso, você pode pensar em preparar uma linha de produtos temperados e semiprontos.
Cortes suínos, bovinos e de ave já preparados para o churrasco, assim como cortes de cordeiro já temperados, podem fazer sucesso. Além disso, outras opções são:
Bifê a rolê;
Espetinhos;
Linguiças especiais;
Bifes à milanesa;
Hambúrgueres;
Carnes Recheadas
6. Planeje estratégias de marketing
Sorteios de kit churrasco;
Campanhas segmentadas para clientes que já costumam consumir carnes do seu supermercado;
A inclusão de cortes específicos no seu Clube de Descontos, aumentando a taxa de cadastros no Clube – e, assim, você passa a conhecer melhor um maior número de clientes.
Uma boa dica é posicionar, próximo ao açougue, produtos que costumam ser adquiridos juntamente com a carne. Vale ressaltar que esses itens variam de acordo com cada supermercado, afinal, cada estabelecimento tem seu perfil de público específico, dados de consumo e muito mais. Como por exemplo:
Pão de alho;
Queijo coalho;
Azeites e temperos;
Cervejas especiais;
Carvão;
Acessórios para churrasco, como facas, espetos, fósforo, acendedor.
KIBE
Cortes marinados em temperos diferentes, etc.
Essas são algumas opções interessantes para agregar valor aos produtos e aumentar as vendas no açougue.
Cortes marinados em temperos diferentes, etc.
Essas são algumas opções interessantes para agregar valor aos produtos e aumentar as vendas no açougue.
específicas para o setor.
Verifique a possibilidade de fazer ações voltadas para o setor, como:Sorteios de kit churrasco;
Campanhas segmentadas para clientes que já costumam consumir carnes do seu supermercado;
A inclusão de cortes específicos no seu Clube de Descontos, aumentando a taxa de cadastros no Clube – e, assim, você passa a conhecer melhor um maior número de clientes.
7. Crie oportunidades para vendas por
impulso.
Dificilmente uma pessoa vai até o seu supermercado apenas para comprar carne e não compra outras coisas. Por isso, estimule as vendas por impulso apostando em uma boa layoutização de loja e boas oportunidades de cross selling.Uma boa dica é posicionar, próximo ao açougue, produtos que costumam ser adquiridos juntamente com a carne. Vale ressaltar que esses itens variam de acordo com cada supermercado, afinal, cada estabelecimento tem seu perfil de público específico, dados de consumo e muito mais. Como por exemplo:
Pão de alho;
Queijo coalho;
Azeites e temperos;
Cervejas especiais;
Carvão;
Acessórios para churrasco, como facas, espetos, fósforo, acendedor.
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