Powered By Blogger

Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2023

O que é a Curva ABC?

ما هو منحنى ABC؟
O que é a Curva ABC?
A Curva ABC é um método de análise que envolve a categorização de itens com base em seu valor. É comumente utilizado no controle de estoque, embora tenha outras aplicações. Na prática, a Curva ABC ajuda as empresas a identificarem os produtos mais valiosos (em relação à demanda dos clientes).

A Curva ABC na Gestão de Estoque
Obviamente, esses números variam em cada empresa, de acordo com seus critérios de avaliação. Mas, em regra geral, a Curva ABC de clientes atende a maioria das empresas.

Com a curva ABC, é possível evitar gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos em um primeiro momento, o que pode representar uma certa demora para recuperar o capital investido.

Ao se verificar os produtos que não possuem uma demanda tão grande, a curva ABC de produtos possibilita a identificação dos produtos que devem ser colocados em promoções para aumentar as suas vendas e evitar excesso de estoque.

Classe A: É o agrupamento de uma pequena porcentagem de itens, responsável por uma grande parcela da receita bruta ou lucro da empresa. Cada empresa possui seu percentual específico, mas, normalmente, apenas estão classificados nesse grupo até 20% dos itens. Esses itens são responsáveis por 80% do faturamento da empresa;

Classe B: Essa classe conta com 30% dos itens categorizados e costuma representar 15% das vendas da empresa. Ou seja, ficam com um percentual intermediário de importância para a gestão.

Classe C: Representa a maior parte dos itens, algo em torno de 50%, mas possui pouca representatividade para as receitas da empresa, ficando com apenas 5%.

Importância e Vantagens de usar esse
 método
Agora que já entendemos o que é e como essa ferramenta pode nos ajudar com a classificação do estoque e também dos clientes, vamos ver qual é a sua importância e quais são suas principais vantagens.

A curva ABC de produtos e clientes, possibilita uma visão muito mais abrangente dos processos da sua empresa e traz um grande auxílio no seu processo de tomada de decisões.

Com a seleção da curva ABC, fica muito mais fácil identificar os itens que possuem um destaque maior dentro da sua organização e que precisam de um cuidado mais apurado quanto ao controle de estoque, além dos clientes que possuem um maior volume de compra.

Principais vantagens:
1. Estoques mais otimizados de acordo com a realidade de seu negócio;
2. Diminuição de desperdícios;
3. Investimentos estratégicos;
4. Aumento da margem de lucro;
5. Composição de planejamentos mais eficazes do fluxo de caixa;
6. Avaliação de impactos externos ao negócio;
7. Entregas mais assertivas.

Qual o objetivo de mentoria?

ما هو الغرض من التوجيه؟
Qual o objetivo de mentoria?
O objetivo da mentoria é auxiliar o mentorado na área que ele deseja, mostrando como fazer o planejamento e a execução de ações estratégicas conforme seus objetivos. Dessa maneira, o mentor facilita sua jornada e garante que o sucesso esteja mais próximo de você.

Quem pode dar uma mentoria?
Bom, qualquer pessoa pode se tornar um mentor, desde que ela esteja disposta a passar os seus conhecimentos e experiências a diante. Para consolidar seu reconhecimento como um bom mentor, usar conteúdos na internet pode ser uma ótima ideia. Até mesmo com cursos online.

Como se faz uma mentoria?
Na primeira sessão de mentoria, explique como será o processo. Esse é o momento de fazer combinados, se for necessário. O mais importante é entender as demandas do mentorado para que então vocês possam definir os objetivos da mentoria e entender como alcançá-los.

Qual é a diferença entre mentoria e consultoria?
Na consultoria, o especialista compartilha o seu conhecimento e orienta o cliente nas suas demandas. Na mentoria, o mentor aconselha e ajuda o mentorado que tem menos experiência, durante um período, até que atinja os objetivos.

O que não pode faltar em uma mentoria?Pré-requisitos para atuar como mentor/a autêntico/a
Ter bagagem (conhecimento e experiência) em determinada área. Gostar de se relacionar com pessoas. Sentir satisfação em contribuir para o crescimento das pessoas. Ter tempo disponível para o mentoring.

Quanto tempo dura uma sessão de mentoria?
Primeira sessão das etapas de processo de mentoring
Na primeira sessão, o Mentor precisa ter ao menos 120 minutos para lidar com o mentee. Onde dedicam uma sessão de 90 minutos para a abertura dos trabalhos, contudo, você vai desejar ter dedicado 2 horas junto a pessoa.

Qual o perfil de um mentor?
Exibe comportamentos atenciosos, solícitos, de abertura e justiça. Demonstra ser exigente na seleção de empregados para sua equipe. Procura garantir os padrões de qualidade dos trabalhos a serem executados. Age de modo a promover aconselhamento, voltando-se para a obtenção da confiança das pessoas.

Quais as vantagens da mentoria?
No processo da mentoria, o mentor irá ajudar você a tornar consciente o seu potencial, aprendendo mais sobre si mesmo, tendo conhecimento sobre o mercado de trabalho na prática e descobrindo como e para onde você deve ir para alcançar seus objetivos profissionais.

Consultoria de Pereciveis Açougue e Frios

إستشارات اللحوم الباردة سريعة التلف
Gestão de Perecível
Gestão de Açougue Operacional 
Gestão de Frios operacional
Programa Prevenção de Perdas 
Programa PoP
Cortes Especiais
Bovino
Suíno
Frango
Carneiro
Bandejas
Embalados vácuo
Carnes Temperadas
Carnes Recheadas
Todos os tipos de linguiça
Rentabilidade Operacional Açougue Frios
Curva A.B.C
Rentabilidade Layout
Desossa
Treinamento

Contatos
Marciomane@hotmail.com
Brasil todo


Perishables Management
Operational Butchery Management
Operational Cold Management
Operational Loss Prevention Program
PoP Program
Special Cuts
Bovine
swine
Ram
Trays
vacuum packed
Seasoned Meats
Stuffed Meats
All types of sausage
Operating Profitability Açougue Frios
Profitability Layout
boning
Training

 Contacts
marciomane@hotmail.com
all over Brazil
Others
countries

Gestión de productos perecederos

Gestión Operativa de Carnicería
Gestión operativa del frío
Programa de Prevención de Pérdidas Operacionales
Programa PoP
Cortes Especiales
Bovino
cerdo
Pollo
RAM
Bandejas
envasado al vacío
Carnes Sazonadas
Carnes Rellenas
Todo tipo de salchichas
Rentabilidad Operativa Açougue Frios
Diseño de rentabilidad
deshuesado
Capacitación

  Contactos
marciomane@hotmail.com
por todo brasil


Otros
países

إدارة عمليات الجزارة
إدارة التبريد التشغيلي
برنامج منع الخسائر التشغيلية
برنامج PoP
التخفيضات الخاصة
بقري
انثي خنزير
فرخة
كبش
صواني
معبأة فراغ
اللحوم المتبلة
لحوم محشية
السجق بأنواعه
ربحية التشغيل Açougue Frios
تخطيط الربحية
قطعة العاج
تمرين

  جهات الاتصال
marciomane@hotmail.com
في جميع أنحاء البرازيل


آحرون
بلدان

iidarat almawadi sarieat altilaf
'iidarat eamaliaat aljazara
'iidarat altabrid altashghilii
barnamaj mane alkhasayir altashghilia
barnamaj PoP
altakhfidat alkhasa
baqari
anathi khinzir
farkha
kabish
sawani
mueba'at faragh
alluhum almutabala
luhum mihshia
alsajq bi'anwaeih
ribhiat altashghil Acougue Frios
takhtit alribhia
qiteat aleaj
tamrin
jihat alaitisal
marciomane@hotmail.com
fi jamie 'anha' albarazil
ahrun
buldan

terça-feira, 30 de maio de 2023

Qual parte da carne aranha DO ALCATRA?

Qual parte da carne aranha DO ALCATRA?
De nome a aranha ou alguns chamam até de retalho da alcatra fazenda vai ao catar ele é do coxão mole mas essa parte sim aqui ó em muitos lugares chamado também de arame. tá ela é bem fácil de tirar.

Que corte de carne e aranha?
Alcatra
A  Aranha um dos subcortes da alcatra. Possui fibras curtas e macias que a tornam uma escolha tradicional para bifes, picadinhos, ensopados e molhos. É uma das carnes bovinas mais magras.

Qual parte do boi e a aranha da alcatra?
A aranha da alcatra recebe esse nome por seu formato arredondado e sua localização (abaixo da alcatra). É comercializada em pacotes de 1 kg, com cinco peças cada.

Para que serve a aranha da alcatra?Proveniente da alcatra, a aranha de alcatra tem esse nome por sua aparência que lembra uma linda teia de aranha. Ela possui fibras curtas e macias que a tornam uma escolha perfeita para bifes, picadinhos, ensopados e churrascos.

Oque é Pera do Coxão Mole?

Oque é Pera do Coxão Mole?
A pera é retirada da parte nobre do coxão mole. Considerada uma carne macia, com pouca gordura e de sabor suave, é bastante utilizada em picadinhos e também cozidos. Seu nome deriva do seu formato, que se assemelha a uma pera.


segunda-feira, 29 de maio de 2023

Cortes de carne Bovina Porterhouse

O que é o corte Porterhouse?
O Porterhouse possui três tipos de corte numa mesma peça: alcatra, contrafilé e filé mignon. Possui alto grau de marmoreio e, portanto, é extremamente macio, saboroso e suculento. Geralmente o Porterhouse é uma peça grande, de cerca de 1 kg, e ideal para grelha.

Qual a diferença entre T-bone e Porterhouse?
O T-Bone possui esse nome por possuir um osso em forma de T que separa os dois tipos de cortes que nele existem: o Contra Filé e o Filé Mignon. O Porterhouse, por sua vez também possui o filé mignon e o contra filé porém é retirado da porção mais traseira do animal tenso sua porção de filé mignon maior que o T-Bone.

T-bone e Porterhouse
Não restam dúvidas de que a principal característica e também semelhança entre eles é um lindo osso em forma de T dividindo a peça.
Ambos são cortes extraídos do contrafilé e são compostos de, no mínimo, dois músculos. A diferença entre eles é que, apesar de similares, o T-Bone tem um osso em forma de T, com um pedaço maior de carne de um lado do que do outro, sendo estes o miolo do filé mignon e o contra-filé.
Consagrada na região italiana da Toscana, a bisteca também é amada pelos americanos, mas atende por lá pelo nome de Porterhouse. É retirado mais na extremidade da peça - por isso, além destes dois cortes, entra uma parte da alcatra, o que deixa o pedaço ainda maior.
Nos Estados Unidos, a Associação de Frigoríficos disse que, para ser classificado como T-Bone, o corte deve ter 13 milímetros de espessura em sua parte mais larga. Por outro lado, o Porterhouse deve ter 32 milímetros de espessura.
Concluindo, se você vai a um restaurante e vê T-Bone e Porterhouse no cardápio, com o mesmo preço, você valorizará mais seu dinheiro pedindo Porterhouse!
Para resumir:
1. O T-Bone parece dois filés em um. De um lado, você tem uma tira de contra-filé com osso e, do outro, um bom pedaço de filé mignon.
2. Um T-Bone é normalmente mais fino que um Porterhouse. Ele tem uma seção menor de filé e normalmente é menos macio que o Porterhouse.
3. O Porterhouse tem de um lado o contra filé e uma porção de alcatra e de outro o filé mignon em uma proporção maior que o T-Bone. É mais grosso que também e geralmente tem menos osso e mais marmoreio em sua superfície.
4. De cada animal são extraídos duas porções de Porterhouse.
Origem do Porterhouse
Há rumores de que a origem desse agora famoso nome começou em 1892, em Nova York. Uma taverna pertencente a Martin Morrison era o local favorito para os marinheiros comerem. Um piloto de idade pediu um filé, mas não tinha sobrado nenhum. Então, Morrison disse que cortaria e grelharia um sirloin que estava preparando para o próximo dia.
Isso fez tanto sucesso que, a partir desse dia, Morrison pediu somente esse mesmo corte de sirloin para seu açougueiro. Também, fala-se que Mark Twain (o famoso escritor americano) tinha como refeição favorita Porterhouse frita com cogumelos e ervilhastT
Qual carne e Porterhouse?
O porterhouse é uma carne com três cortes na mesma peça: alcatra, contrafilé e filé mignon.





Como deve ser um açougue de procedência segura

Como deve ser um açougue de procedência segura
Açougue deve seguir normas da Anvisa para Estoque e venda de carnes
Qualidade e data de validade dos produtos.
Manipulação e preparo dos produtos.
Condições de higiene do local.
Uniformes dos funcionários.
Asseio dos espaços reservados para o corte de carnes.
Estoque de alimentos
Açougues e estabelecimentos afins estão obrigados a informar a procedência da carne vendida. Dados como a data de aquisição do lote a ser comercializado e a comprovação de que o frigorífico ou o aviário é inspecionado por órgão sanitário competente devem ser disponibilizadas ao consumidor


Artigo 1º - O artigo 461 do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 12.342, de 27 de setembro de 1978, passa a vigorar com a seguinte redação:
"Artigo 461 - Açougue é o estabelecimento comercial varejista, com venda direta ao consumidor final, instalado em local com acesso direto à rua ou em áreas internas de mercados, supermercados, hipermercados e congêneres, destinado à venda de carnes, vísceras e miúdos frescos, resfriados ou congelados, fracionados ou preparados em condições higiênicas e provenientes de animais em boas condições de saúde, procedentes de estabelecimentos licenciados e registrados.
§ 1º - É facultada aos açougues:
1. a venda de carnes conservadas ou preparadas, exceto os enlatados, desde que convenientemente identificadas como procedentes de fábricas licenciadas e registradas;
2. a venda de pescado, industrializado e congelado procedente de fábricas licenciadas, desde que disponham de unidades frigoríficas próprias e exclusivas para sua boa conservação;
3. a venda exclusiva, no balcão, de carnes frescas, fracionadas e temperadas, não podendo ser adicionadas de sais de cura.
§ 2º - A atividade de preparo e tempero de carnes frescas fica sujeita à prévia apresentação à autoridade sanitária de certificado de treinamento emitido por entidade de ensino, capacitação ou qualificação profissional, com reconhecimento técnico, nacional ou internacional e adequado aos critérios estabelecidos pelas Secretarias da Saúde e da Agricultura e Abastecimento.". (NR)
Artigo 2º - Ficam acrescentados ao Regulamento aprovado pelo Decreto nº 12.342, de 27 de setembro de 1978, os dispositivos adiante indicados, com a seguinte redação:
I - o artigo 461-A:
"Artigo 461-A - Os açougues devem possuir controle da procedência da carne bovina que possibilite a identificação de sua origem, mantendo, de forma clara, precisa e ostensiva, as informações que garantam a rastreabilidade da peça original.
Parágrafo único - Toda carne bovina deve ser procedente de estabelecimentos registrados em órgão de inspeção, e sua comercialização será permitida no Estado de São Paulo desde que observada a legislação aplicável.";
II -o artigo 461-B:
"Artigo 461-B - É permitida a moagem, embalagem e rotulagem do produto cárneo denominado Carne Moída Resfriada de bovino, em açougue devidamente regularizado perante o órgão da vigilância sanitária competente, atendidos as prescrições do regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos vigente e os critérios a seguir:
I - a Carne Moída Resfriada de bovino deve ser obtida a partir da moagem de massas musculares de carcaças resfriadas de bovinos ou de carnes bovinas resfriadas embaladas, seguida de imediato resfriamento, e não deverá conter substâncias ou matérias estranhas de qualquer natureza;
II - é permitida a utilização da gordura inerente ao corte manejado para a produção da Carne Moída Resfriada de bovino;
III - a carne utilizada como matéria prima na elaboração da Carne Moída Resfriada de bovino deve estar livre de aponeuroses, linfonodos, glândulas, cartilagens, ossos, grandes vasos, coágulos, tendões e demais tecidos não considerados aptos ao consumo humano.
Parágrafo único - Não é permitido no processo de moagem da Carne Resfriada de bovino o uso de:
1. qualquer aditivo ou coadjuvante de tecnologia;
2. carne oriunda da raspagem de ossos, ou obtida de qualquer outro processo de separação mecânica dos ossos;
3. carne industrial;
4 miúdos;
5. mistura de cortes de carne e de outros produtos de origem animal.";
III - o artigo 461-C:
"Artigo 461-C - Todas as etapas realizadas na obtenção do produto Carne Moída Resfriada de bovino serão descritas sob a forma de Procedimentos Operacionais Padronizados - POP, devendo o açougue possuir, no mínimo, os seguintes POPs:
I - higiene e saúde dos funcionários;
II - capacitação dos funcionários em boas práticas, cujo conteúdo programático mínimo deve abordar os seguintes temas:
a) doenças transmitidas por alimentos;
b) noções de microbiologia; higiene e saúde dos funcionários;
c) qualidade da água e controle integrado de pragas;
d) qualidade sanitária na manipulação de alimentos;
e) higienização das instalações, equipamentos, utensílios, móveis e do ambiente;
III - controle de qualidade na recepção das matérias-primas e embalagens;
IV - higienização e manutenção das instalações, equipamentos, móveis e utensílios, no qual conste a frequência de higienização, o método utilizado, o princípio ativo e o tempo de contato;
V - higienização do reservatório e controle da potabilidade da água;
VI - manejo de resíduos;
VII - controle integrado de vetores e pragas urbanas;
VIII - controle de temperatura do processo de moagem, com registro da temperatura de carne moída na saída do equipamento;
IX - controle de temperatura do local de moagem;
X - rastreabilidade do produto embalado;
XI - manutenção preventiva e calibração de termômetro, balança, equipamento de refrigeração, dentre outros equipamentos.
Parágrafo único - Os POPs devem ser mantidos à disposição dos funcionários e da fiscalização sanitária e os controles devidamente registrados.":
IV - o artigo 461-D:
"Artigo 461-D - Os equipamentos que apresentem superfícies não visíveis ou com contornos que possam acumular resíduos, como moedores de carne, serão desmontados, pelo menos uma vez ao dia, para que seja possível a higienização adequada.";
V - o artigo 461-E:
"Artigo 461-E - Os equipamentos e utensílios utilizados na moagem da carne bovina serão higienizados sempre que se fizer necessário, seguindo-se os procedimentos descritos no POP de higienização e manutenção das instalações, equipamentos, móveis e utensílios.";
VI - o artigo 461-F:
"Artigo 461-F - A Carne Moída Resfriada de bovino deverá:
I - ser obtida, preferencialmente, em local exclusivo e dedicado ou em setor exclusivo e adequado para moagem dentro da sala de manipulação, de forma a minimizar o risco de contaminação cruzada, sempre com temperatura ambiente climatizada não superior a 10°C (dez graus Celsius);
II - sair do equipamento de moagem com temperatura nunca superior a 7ºC (sete graus Celsius) e ser submetida, imediatamente, ao resfriamento;
III - após resfriada, ser mantida entre 0°C (zero grau Celsius) e 4°C (quatro graus Celsius), com validade máxima de 2 (dois) dias;
IV - manter a temperatura de resfriamento em toda sua etapa de obtenção, sendo vedado o seu congelamento.
§ 1º - No local ou setor a que se refere o inciso I deste artigo, deve existir lavatório exclusivo para a higiene das mãos dos manipuladores, provido de sabonete líquido, neutro, inodoro e com ação antisséptica, papel toalha descartável não reciclado ou outro procedimento não contaminante, e coletor de papel acionado sem contato manual.
§ 2º - O açougue poderá atribuir prazo de validade superior ao previsto no inciso III deste artigo, observando-se as variáveis dos processos de obtenção, embalagem e conservação, mediante a apresentação de justificativa documentada de como o prazo de validade foi estabelecido e registros que subsidiem essa definição, tais como avaliações técnicas, estudos de estabilidade e laudos de ensaios laboratoriais.
§ 3º - A documentação a que se refere o § 2º deste artigo deve comprovar à fiscalização sanitária que a Carne Moída Resfriada de bovino permanece segura para o consumo, mantém suas características nutricionais e sua qualidade sensorial durante o prazo de validade estabelecido.
§ 4º - Todas as máquinas e equipamentos utilizados nas atividades de moagem, embalagem e rotulagem da Carne Moída Resfriada de bovino deverão ter dispositivos de proteção e segurança, de modo a minimizar ruídos e evitar acidentes, conforme legislação específica do Ministério do Trabalho.
§ 5º - Não é permitido o uso de equipamentos como climatizador simples ou condicionador de ar dos tipos janela, portátil, split ou quaisquer outros que, tecnicamente, não consigam atingir ou manter a referida temperatura do local de moagem.";
VII - o artigo 461-G:
"Artigo 461-G - A embalagem de Carne Moída deve atender ao disposto na legislação sanitária de materiais em contato com alimentos.
§ 1º - O material da embalagem não deve transferir ao produto substâncias que possam representar risco à saúde do consumidor.
§ 2º - A embalagem deve ser adequada ao produto e às condições de armazenamento e comercialização, conferir proteção contra agentes externos, adulterações, alterações e contaminações, e permitir que as características desejadas e a validade pretendida do produto sejam atendidas.
§ 3º - A Carne Moída Resfriada de bovino deverá ser embalada imediatamente após a moagem, e cada pacote do produto deverá ter peso máximo de 1 Kg (um quilograma).";
VIII - o artigo 461-H:
"Artigo 461-H - A Carne Moída Resfriada de bovino embalada e rotulada na ausência do cliente deve ser identificada com a etiqueta de rotulagem que contenha, sem prejuízo do atendimento das demais normas vigentes sobre rotulagem de produtos de origem animal, as seguintes informações:
I - nomenclatura técnica do produto e corte utilizado;
II - peso líquido;
III - os dados do estabelecimento de origem referentes ao número de seu registro junto ao órgão de inspeção oficial, sua razão social e seu número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ;
IV - a razão social, endereço e número de inscrição no CNPJ do embalador;
V - número de lote estabelecido pelo embalador;
VI - data da manipulação;
VII - prazo de validade estabelecido pelo embalador;
VIII - modo e temperatura de conservação;
IX - a presença ou ausência de glúten, conforme legislação vigente.";
IX - o artigo 461-I:
"Artigo 461-I. Os açougues que não possuírem local exclusivo e dedicado ou setor exclusivo e adequado para realizar a moagem, embalagem e rotulagem da Carne Moída Resfriada de bovino, deverão fazê-lo apenas na presença do consumidor, no tipo por ele solicitado no ato de venda.";
X - o artigo 461-J:
"Artigo 461-J - É direito do consumidor que a carne seja moída na sua presença e no tipo por ele solicitado.";
XI - o artigo 461-K:
"Artigo 461-K - São vedadas aos açougues as seguintes atividades:
I -a transformação de produtos de origem animal, tais como produção de empanados, embutidos, salgados, defumados, preparações à base de carne moída (quibe, cafta, almôndega, hambúrguer e similares);
II - a manipulação de frios ou outros pratos prontos, como produtos de rotisseria, na sala de manipulação de carnes e na área de venda do açougue, a fim de evitar a contaminação cruzada;
III - o abate de animais;
IV - o congelamento da carne moída no açougue ou a moagem de carne bovina a partir de cortes descongelados;
V - a recuperação de frio dos produtos e das matérias-primas que perderam suas características originais de conservação;
VI - o fracionamento de alimentos de origem animal quando a rotulagem do produto indicar esta proibição ou constar a informação de que o produto se destina a uso institucional;
VII - a moagem prévia, na ausência do consumidor, de carne de qualquer outra espécie animal.
Parágrafo único - A Carne Moída resfriada de bovino, embalada e rotulada no açougue, somente poderá ser comercializada para consumidor final, sendo proibida a revenda.".
Artigo 3º - Os critérios técnicos elencados neste decreto poderão ser definidos em normas complementares editadas pelas Secretarias da Saúde e de Agricultura e Abastecimento, no âmbito de suas competências.
Artigo 4º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, em especial o Decreto nº 45.248, de 28 de setembro de 2000.
Palácio dos Bandeirantes, 5 de abril de 2022
RODRIGO GARCIA
Amauri Gavião

Chefe de Gabinete, Respondendo pelo Expediente da Secretaria de Governo

Francisco Matturro
Secretário Executivo, Respondendo pelo Expediente da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Jeancarlo Gorinchteyn
Secretário da Saúde
Fernando José da Costa
Secretário da Justiça e Cidadania
Cauê Macris
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicado na Secretaria de Governo, aos 5 de abril de 2022.

domingo, 28 de maio de 2023

Origem do hamburguer

أصل الهمبرغر
Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes da Alemanha, mais especificamente da região de Hamburgo, chegaram aos Estados Unidos, levando consigo a famosa receita do bife de carne moída. Os primeiros americanos a consumirem o tal prato eram marinheiros e o batizaram com o nome de hamburg steak.

O primeiro hambúrguer criado
A história mais difundida é de que tenha nascido em um restaurante da cidade costeira de New Haven, Connecticut, chamado Louis's Lunch, de propriedade de Louis Lassen, em 1895, quando ele teria improvisado um pedaço de bife no meio do pão para um viajante.

Qual o país que inventou o hambúrguer?Onde foi inventado hambúrguer? Por ter sido apresentado oficialmente na feira mundial de Saint Louis nos Estados Unidos, mesmo que trazido por imigrantes alemães de Hamburgo na Alemanha, quem levou a fama da invenção e todos os créditos, foram os americanos.

Que dia o hambúrguer foi criado?
Com tanto sucesso foi criado um dia só para ele: 28 de maio. O hambúrguer é um sucesso gastronômico e é possível encontrá-lo nas mais diferentes versões, desde as simples até as mais requintadas.

Quem foi que inventou o hambúrguer?
Os ingleses atribuem sua invenção ao mesmo criador do sanduíche clássico: John Montagu, o 4º Duque de Sandwich. Conhecido por desejar comidas rápidas em meio às suas jogatinas, o duque teria inventado o sanduíche do rosbife, o mais clássico, e neste teria criado o hambúrguer também

Qual cidade nasceu o hambúrguer?
Athens, uma cidade no Texas, tem a data mais antiga da possível criação do hambúrguer. Uma pequena lanchonete, liderada pelo Uncle Fletcher Davis, alega que já vendia hambúrgueres nos anos 1880.

Quem trouxe o hambúrguer para o Brasil?
A introdução do hambúrguer nos costumes do brasileiro deve-se ao jogador de tênis estadunidense-brasileiro Robert Falkenburg, campeão do torneio de Wimbledon em 1948 e 1949, que abriu, em 1952, no Rio de Janeiro, a primeira lanchonete em estilo americano da cidade: o Bob's.

Quais são os tipos de hambúrgueres?
  • Hambúrguer tradicional. Esse é aquele hambúrguer de composição simples e que todo mundo consegue fazer em casa. ...
    Hambúrguer gourmet. ...
    Hambúrguer artesanal. ...
    Hambúrguer vegetariano. ...
    Hambúrguer vegano. ...
    Smash burger. ...
    Hambúrguer slider.


sábado, 27 de maio de 2023

Linguiças de qual origem


Linguiças de qual origem
Não se sabe ao certo a origem da linguiça, alguns dizem que foi há mais de dois mil anos, em Portugal, outros em Roma. Porém, a história mais certa do surgimento da linguiça é que veio da necessidade de conservação dos alimentos.


Qual a cidade de origem da linguiça toscana?
Como o próprio nome entrega, sua origem vem da região italiana. É feita com carne de porco, tem textura firme, consequência de a carne suína ser picada grosseiramente e levar ingredientes frescos em seu tempero.

Qual a origem da linguiça portuguesa?
A linguiça foi apresentada ao Brasil pelos portugueses, que lá é chamada de enchido. Originalmente a linguiça era feita com carne de porco, alho, cebola e páprica; atualmente existe uma infinidade de derivações deste embutido tradicional na mesa dos brasileiros.

Qual é a origem da linguiça calabresa?
Discute-se a sua etimologia. Acredita-se que a palavra italiana deriva de “sale” (sal) e “ciccia” (carne). Pode vir também de “salsus” e “insicia”, que significam “carne salgada” e “insaccata” (embutida). Já a designação portuguesa descenderia da latina “lingua”, acoplada do sufixo “iça”

Qual é a capital da linguiça?
Bragança Paulista é conhecida como a Capital Nacional da Linguiça, devido à alta variedade da iguaria na região. Inclusive há uma festa anual, que sempre ocorre no mês de setembro, atraindo público aproximado de 30 mil pessoas.
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou projeto de lei (PL 2120/2019) que concede ao município de Bragança Paulista (SP) o título de Capital Nacional da Linguiça Artesanal.

Quantos tipos de linguiça existe?
A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um dos tipos diferentes de linguiça:
Calabresa. Trazendo o nome da região onde surgiu, a cidade italiana de Calábria, a linguiça Calabresa é uma variedade defumada feita exclusivamente de carne suína. ...
Toscana. A Toscana também é uma linguiça suína. ...
Colonial. ...
Mista. ...
Pernil. ...
Paio.


Tem linguiça de boi?
Diferente de qualquer outra linguiça, a Linguiça Cuiabana Bovina é uma famosa iguaria produzida com os melhores ingredientes e temperos, além do saboroso queijo minas frescal, que lhe confere uma identidade e sabor especiais.
A linguiça cuiabana tem grande aceitação no município de São José do Rio Preto-SP e regiões adjacentes. Originalmente é constituída de carne bovina (corte traseiro), leite, cebolinha, pimenta bode, pimenta do reino, alho e sal refinado.


Como se chama linguiça na Alemanha?
A Alemanha é um dos países com o maior consumo em salsichas, linguiças e embutidos. Todos estes produtos tem um só nome em alemão: “Wurst”.

Qual é a origem da linguiça calabresa?
Discute-se a sua etimologia. Acredita-se que a palavra italiana deriva de “sale” (sal) e “ciccia” (carne). Pode vir também de “salsus” e “insicia”, que significam “carne salgada” e “insaccata” (embutida). Já a designação portuguesa descenderia da latina “lingua”, acoplada do sufixo “iça

A linguiça foi apresentada ao Brasil pelos portugueses, que lá é chamada de enchido. Originalmente a linguiça era feita com carne de porco, alho, cebola e páprica; atualmente existe uma infinidade de derivações deste embutido tradicional na mesa dos brasileiros.
Há quem diga que a linguiça existe há mais de 4 mil anos, porém, registros mais exatos remontam a 2 mil anos. Nesta versão da história, a origem da linguiça é romana, e a palavra linguiça vem de uma expressão italiana “laganega”, mas também está no latin como salsus, que significa salgado. Esse nome tem origem numa tribo chamada lucaniana, que comandou por muitos séculos atrás uma grande parte daquela península e que possivelmente ensinou a forma de como embutir aos romanos. Os Lucanos foram um povo de origem samnita, que se estabeleceu na Lucânia (atual Basilicata, região montanhosa da Itália meridional) no século V a.C. Foram fortemente influenciados pela civilização helênica.
Entende-se por Linguiça o produto cárneo industrializado, obtido de carnes de animais de açougue, adicionados ou não de tecidos adiposos, ingredientes, embutido em envoltório natural ou artificial, e submetido ao processo tecnológico adequado. Segundo a IN 4 de 31 de março de 2000 no Brasil a linguiça tem as seguintes denominações: Linguiça Portuguesa, Calabresa, Toscana e Paio; mas sabemos que com a criatividade brasileira surgiram diversos nomes e tipos de linguiça, como linguiça de frango, de cordeiro, cuiabana, simples e tantas outras. Existe mais de 400 tipos de linguiça catalogados no mundo.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Para que serve a carne alcatra com maminha



ما هو لحم الردف مع titty المستخدمة
Para que serve a carne alcatra com maminha
A alcatra completa é uma peça que compreende (Miolo da Alcatra, Maminha ). A alcatra é macia e tem pouca gordura, sendo ideal para bifes, refogados, grelha, espeto, assados e ensopados. Fica excelente no churrasco, tanto no espeto ou em bifes grossos na grelha.

Qual a diferença entre alcatra e alcatra com maminha?
Maminha: é considerada uma parte nobre da alcatra, que fica na parte traseira do boi, entre o lombo e a coxa. A maminha é uma carne magra e supermacia, com uma capa de gordura menor comparado à picanha e a à fraldinha.

O que significa alcatra com maminha?
A alcatra com maminha fica localizada na parte traseira do boi e dá origem a alguns subcortes, como o miolo da alcatra, também conhecido como coração da alcatra, e a maminha. Esse corte é muito apreciado em churrascos e churrascarias por possuir fibras curtas, que garantem maior maciez.

Qual melhor para churrasco alcatra ou maminha?
Um corte característico por sua ótima capa de gordura, alcatra é uma carne bem macia e de sabor leve, retirada da alcatra. O ideal é que seja preparada em grelha com brasa bem quente. Agora você já está pronto para fazer as compras, escolher a carne perfeita para fazer seu churrasco e fazer o maior sucesso!

Qual a diferença entre miolo de alcatra e
 alcatra?
A alcatra, na verdade, é uma peça que compreende a maminha, e o coração da alcatra, de onde, ainda podem ser retirados o baby-beef, o miolo da alcatra, que é a própria alcatra, o top sirloin, também conhecido como bom-bom ou olho da alcatra e o tender steak, que é também conhecido como steak do açougueiro.


PATINHO BOVINO

ما هو قطع البطة؟
Que corte é o patinho?
É o corte constituído das massas musculares da face anterior do coxão separado do coxão-mole, do coxão-duro e da maminha-da-alcatra.
Localizado na parte traseira do boi, o patinho é menos macio que a alcatra, sendo usado para bifes à milanesa e no preparo de carne moída crua, como o quibe e o steak tartar. Também pode servir como carne moída ou cozida em refogados, molhos, bifes e assados.

Qual a melhor parte do patinho?
A parte inferior do patinho é um dos melhores cortes para escalope. Ideal também para picadinhos como o boeuf bourguignon (de origem francesa), goulash (origem húngara) ou spezzatino (origem italiana). Cortado em fatias transforma-se em um dos melhores escalopes que se pode conseguir do boi

Por que o corte se chama patinho?
Outros nomes têm relação com a forma, que “lembraria” um patinho ou um lagarto (tatu no RS), ou um peixinho, ou ainda um número, como o “sete da paleta com osso”, onde a escápula secionada transversalmente assume a forma do número sete.


segunda-feira, 22 de maio de 2023

Como é o medalhão File mignon?

كيف هي ميدالية ملف Mignon؟
Como é o medalhão File mignon?
O medalhão é um bife feito com variadas carnes, de formato redondo ou oval e de espessura média. Algumas combinações com temperos diferenciados e molhos peculiares são bastante harmônicas e ele é ideal para quando você quer preparar um prato mais produzido, mas sem perder horas na cozinha
Quanto tempo medalhão ao ponto?
Para finalizar o medalhão, coloque a carne no forno a 200ºC e deixe no tempo correspondente ao seu paladar: por cinco minutos (malpassada), por sete minutos (ao ponto), por nove minutos (bem-passada). Pronto!

Como identificar os pontos da carne
O melhor momento de virar a peça é quando a parte que está em contato com o fogo começa a criar uma caramelização, uma crosta dourada e, em cima, na parte que não está em contato com o fogo, aparecem gotículas do líquido da carne. “Esse é o melhor momento de virar

Quais são os cortes de filé mignon?
Cortes do Filé Mignon
Chateaubriand (aprox 8 dedos) – peça de 400 g aproximadamente. ...
Medalhões – rodelas de 2 a 3 dedos de largura pesando aproximadamente 200g cada, tirados da parte mais grossa do coração do filé.
Tournedos – um medalhão menor de aproximadamente 120 a 150 g, tiradas da parte mais fina do coração.


sexta-feira, 19 de maio de 2023

Quanto tipos de salmão existe

كم عدد أنواع السلمون الموجودة

Quanto tipos de salmão existe
A denominação Salmão Selvagem agrupa cinco espécies (Real, Vermelho, Prateado, Keta e Rosa) que nascem nos rios cristalinos do Alasca e cuja vida adulta se dá nas águas frias do Oceano Pacífico Norte

Qual o salmão brasileiro?
Bijupirá
Apesar de pouco conhecido no mercado nacional, o Bijupirá é uma espécie marinha presente em toda a costa brasileira, com maior incidência no nordeste. Apelidado de “salmão brasileiro”, um Bijupirá adulto pode chegar a medir um metro e oitenta centímetros e pesar até oitenta quilos.

Como identificar o verdadeiro salmão?
Cor: O salmão fresco deve ter uma cor rosa-alaranjada brilhante. Se o salmão tiver uma cor desbotada ou esbranquiçada, pode ser um sinal de que foi tratado com corantes artificiais. Textura: O salmão fresco deve ter uma textura firme, mas macia e deve se desfazer facilmente em lascas.

Qual a diferença entre salmão selvagem e de cativeiro?
Em relação ao ômega 3, o salmão de cativeiro orgânico apresenta menor conteúdo de ômega 3 e maior teor de gordura quando comparado ao salmão selvagem. Tudo depende da ração utilizada nos criadouros. O salmão de cativeiro é mais rico em ômega 6, proveniente das rações.

Qual é o tipo de peixe salmão?
O salmão é um peixe mediano da família Salmonidae, peculiar aos mares e rios europeus. Naturalmente encontrados nos oceanos Atlântico e Pacífico, eles retornam à água doce na época da procriação, quase sempre escolhendo o mesmo rio em que nasceu.

Qual o melhor salmão para consumir?
Qual é o melhor salmão? Os melhores são provenientes do Alasca e da Rússia. Se for do Chile,evite, pois metade do salmão consumido no mundo vem de cativeiros chilenos.

Como saber se o salmão É de boa
 qualidade?
Salmão inteiro: Para saber se o peixe está em bom estado, aperte a barriga para saber se a carne está firme. Outro detalhe é a avaliação das escamas, que devem ser firmes e oferecer resistência ao serem arrancadas com a mão. Os olhos devem estar brilhantes e a guelra avermelhada.

Qual a diferença entre salmão e truta salmonada?
A truta salmonada, também conhecida como truta salmão, possui algumas pintas avermelhadas, ao contrário do salmão. A coloração da carne do peixe também ajuda na diferenciação. Enquanto a truta salmonada possui uma tonalidade mais intensa, o salmão apresenta um tom mais suave.

Qual sua origem damasco fruta



ما هو أصله فاكهة المشمش
Qual sua origem damasco fruta
O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920.

Por que a fruta se chama damasco?
O conceito de damasco pode ser usado de diferentes maneiras. Um dos usos mais comuns está relacionado ao fruto de uma árvore também chamada de damasqueiro, pertencente à família das rosáceas. Esta árvore – com galhos sem espinhos, folhas em forma de coração e flores brancas – e seus frutos são conhecidos como damascos.

Qual é o outro nome da fruta damasco?
É conhecida no norte da China desde 2000 a.C., sendo muito cultivada em vários países, com inúmeros híbridos e variedades, principalmente devido à sua madeira dura e ao seu fruto, o damasco (também chamado de apricó, abricó, abricô, abricoque, abricote, alberge, albricoque, alpece, alperce e alperche), comestível ao ...

Porque o damasco fica escuro?
A cor mais comum é o amarelo-alaranjado, mas também pode-se encontrar a fruta na versão preta em alguns locais. “A diferença entre os dois é apenas a forma com que foram processados, o laranja é tratado com um aditivo chamado dióxido de enxofre, enquanto o preto não é, por isso, ele fica escuro”, explica Marcio

Quantos anos demora para produzir
 damasco?
3 anos
Cerca de 3 anos após o plantio, o damasqueiro começa a produzir seus primeiros frutos. A poda da árvore proporciona ao produtor de damascos uma colheita mais farta e de qualidade.

Quantos damasco eu posso comer por dia?
Quantas unidades de damasco por dia? Por conter um alto teor de fibra, o damasco seco proporciona saciedade, auxiliando em dietas hipocalóricas. Porém, não se pode exagerar e exceder a quantidade 4 a 5 unidades por dia, pois cada unidade contém aproximadamente 6g de carboidrato e 13 caloria

Quais os benefícios do damasco seco para a saúde?
O damasco (também conhecido comoabricó) é uma fruta com intensa colação amarelo alaranjada, o que indica alta concentração de carotenóides, especialmente betacaroteno, um importante antioxidante, muito bom para a saúde

Onde se produz damasco no Brasil?
No Brasil é pouquíssimo cultivado, sendo encontrado apenas no Rio Grande do sul e nas regiões mais frias de Minas Gerais. Como dito anterior, sua forma de consumo mais comum é na forma seca, onde concentra ainda mais suas propriedades nutricionais. É uma fruta rica em betacaroteno, vitaminas A e C e fibras.

Qual diferença DO PESSEGO COM DAMASCO
O damasco é bem menor que o pêssego em comparativo, é mais arredondado, além de ser mais fibroso por dentro; O sabor do pêssego é mais neutro, já o damasco apresenta mais acidez. Muito saboroso e docinho, o damasco turco fica ótimo para combinar com castanhas, iogurtes ou preparar uma receita diferente e muito gostosa.

Qual corte e o filé mignon suíno?



Qual corte e o filé mignon suíno?
O filé mignon é retirado do lombo. E é um dos cortes suínos mais macios. Em geral, a peça pesa entre 250-350 gramas. Tem duas grandes vantagens: se presta exatamente às mesmas funções gastronômicas do seu similar bovino; custa, em média, a metade do preço.

Qual parte do porco que é o filé mignon suíno?
Você já experimentou o filé mignon suíno? Esse é um corte de carne de porco saboroso retirado do lombo que é a parte mais macia do suíno, conhecida também como lombo de porco.

Qual a diferença de filé mignon suíno e lombo?
Filé mignon suíno (lombinho) vs lombo de porco
Filé mignon suíno é o músculo que corre ao longo da espinha dorsal. É uma peça pequena, de cerca de 450 gramas. É uma carne muito macia e que pode ser preparada em poucos minutos. Lombo é um músculo da parte traseiro do animal.


quinta-feira, 18 de maio de 2023

Qual é chã de fora?

Qual é chã de fora?

Apesar do nome, o coxão duro, ou chã de fora, é a continuação do conjunto muscular da picanha acima da segunda artéria. Suas vibras são mais compridas que do coxão mole, exigindo mais tempo de cozimento.


Qual parte do boi e o chã de fora?
O coxão duro também é conhecido como chandanca, posta vermelha, perniquim, lagarto plano, lagarto vermelho, lagarto chato, coxão de fora, chã de fora ou lagarto atravessado. É uma carne com longas e rijas fibras, e gordura localizada na parte externa. O seu cozimento é lento.

Qual a diferença entre chã de dentro e chã de fora?
A chã de dentro do Casa Carne é um corte muito limpo, pois não vai com a capa da chã. O Chã de Dentro, também conhecido como Coxão Mole, é um corte do traseiro bovino. É um corte macio e que pode conter uma fina camada de gordura.

Para que serve o chã de fora?
Então, chã de fora serve para bife com toda certeza, entrega suculência e maciez, além de custo-benefício.


O que é a bisteca da Copa suina ?





O que é a bisteca da Copa?
A bisteca de copa é um corte suíno muito saboroso e com um bom custo-benefício, está na moda, e diversos chefs estão descobrindo-o.

Qual a diferença da bisteca lombo e Copa?O copa lombo suíno é um corte com marmorizado (isto é, contém gordura entremeada em suas fibras) e também é conhecido como sobrepaleta ou ancho suíno. Já o lombo de porco é considerado um dos cortes magros da carne suína, sendo muito conhecido principalmente pela sua versatilidade.

O que é a carne Copa?
A Copa ou Sacol é preparada com a sobrepaleta do suíno, um corte caracterizado pela gordura marmorizada. É uma carne nobre, somente duas peças são retiradas de cada suíno. É especialmente condimentada com sal, pimenta, cravo, outras ervas aromáticas e massageada à mão.

Qual a melhor parte da bisteca?
O carré nada mais é do que a parte central do dorso do suíno, onde se encontra a costeleta, o lombo e o filé mignon. Logo, a bisteca é o carré fatiado. É um dos pedaços do porco onde se encontra mais sabor, bem como é de fácil preparo e muito macia.

Onde fica a Copa do porco?A Copa Lombo é um dos destaques  Muito indicado para churrascos, esse corte é retirado da parte superior da paleta suína e, por isso, também é conhecido como sobrepaleta ou ancho suíno. A cocção lenta é a mais indicada para a Copa Lombo, que tem traços de gordura entremeada à carne

cordão do filé mignon

Cordão do filé mignon
O cordão do file mignon é retirado da parte lateral do famoso File Mignon, é uma carne muito macia e com pouca quantidade de gordura. Muito versátil na cozinha, pode ser utilizado para picadinhos, estrogonofe e até mesmo espetinhos. Esse corte recebe o nome de cordão, por causa do seu formato circular.

Qual parte do boi E o Cordão do filé mignon?
Qual parte do boi E o Cordão do filé mignon?
Localizado na parte superior traseira do boi, é o corte mais macio possuindo pouquíssima gordura, tem muita suculência e sabor adocicado e delicado.





terça-feira, 16 de maio de 2023

Principais produtos derivados da produção de bovinos

“Do boi se aproveita até o berro” é uma frase que você já deve ter ouvido algumas vezes e talvez não tenha prestado atenção que realmente há fundamento nestas palavras. Isto porque a criação e produção de bovinos possibilita o aproveitamento de praticamente todas as partes do corpo do animal e não somente a carne e o leite, que são os produtos principais. Os produtos derivados dos bovinos participam de inúmeros segmentos da indústria, sendo utilizados de diferentes formas.Além da carne destinada ao consumo humano, outras partes do animal também são aproveitadas, chamadas de subprodutos, que são utilizados em inúmeros tipos de indústrias, desde as alimentícias até farmacêuticas.
Conheça agora as principais partes utilizadas como matéria-prima para outras indústrias.Couro
Depois de tratada, a pele do boi que é conhecida como couro, é utilizada em roupas, sapatos, bolsas, estofados e revestimentos e artigos esportivos (como bolas, chuteiras e luvas). Na pele está presente o colágeno, que é extraído e utilizado principalmente pelas indústrias farmacêuticas e cosméticas.Pelos, sebo, gordura, ossos e sangue
Os pelos são usados na fabricação de pincéis, vassouras, filtros de ar e de combustível. A gordura está presente na fabricação de sorvetes e é muito utilizada em confeitarias. Já o sebo, que não é comestível, é matéria-prima para a produção de velas, sabão, sabonetes, cremes, detergentes e shampoos.
Já os ossos são utilizados na alimentação animal (aves, suínos e cães, por exemplo) na forma de farinha, rica em cálcio e fósforo. O sangue também pode ser aproveitado na forma de farinha ou para a produção de soro e plasma, sendo este último usado para confeccionar vacinas. Também podem ser aplicados como fertilizantes, devido à sua rica composição.Tendões e ligamentos
São utilizados na indústria alimentícia na forma de gelatina e geleias. Também estão presentes em óleos lubrificantes e graxas para couros e máquinas.Cascos e chifres
São muito encontrados em artesanatos e deles também são extraídos componentes utilizados no pó de extintores de incêndio, adesivos, plásticos e também são aproveitados como alimentos para pets.Órgãos internos
Além das vísceras comestíveis, os órgãos dos bovinos são utilizados na fabricação de produtos que sequer imaginamos, como: produção de hormônios, enzimas, vitaminas, corda de instrumentos, materiais médicos, raquete de tênis e embutidos.

maior exportador de carne bovina do mundo 2022


أكبر مصدر للحوم البقر في العالم عام 
Maior exportador de carne bovina do mundo 2022
Em 2022, o Brasil não só manteve a posição de maior exportador mundial de carne bovina, como ampliou a distância que mantém dos demais concorrentes. Cresceu nada menos do que 25%, embarcando quase 600.000 toneladas a mais do que em 2021, segundo estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Quais os 3 maiores exportadores mundiais de carne bovina?
Os EUA, Índia e Austrália são todos aproximadamente do mesmo tamanho como exportadores. Por uma pequena margem, a última previsão do USDA é que os EUA sejam o segundo maior país exportador de carne bovina pelo segundo ano consecutivo em 2022, com exportações totais de apenas 58% das exportações do Brasil

Desde quando o Brasil é o maior exportador de carne do mundo?
O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo desde 2003, em volume, e desde 2006 em faturamento. Essa posição foi alcançada e consolidada como resultado de inúmeros fatores, em função das melhorias na sanidade do rebanho, aumento da produção e produtividade da pecuária e expansão das indústrias frigoríficas.

Quem é o maior comprador de carne bovina do Brasil?
PRINCIPAIS COMPRADORESSegundo o levantamento, a China foi o principal comprador de carne bovina brasileira em janeiro de 2023. O país asiático foi responsável por 57% do volume total de vendas do Brasil e por US$ 485,3 milhões da receita durante o período em comparação com o mesmo mês em 2022.


Quais são os 3 países que mais importam a carne bovina brasileira 2022?
  • China A China é o maior importador de carne do Brasil. ...
    Estados Unidos Os EUA compraram 122 mil toneladas, das quais 79 mil foram de carne in natura. ...
    União Europeia Os 28 países da UE importaram 100 mil toneladas por US$ 800 
    milhões.