ما هو منحنى ABC؟
O que é a Curva ABC?
A Curva ABC é um método de análise que envolve a categorização de itens com base em seu valor. É comumente utilizado no controle de estoque, embora tenha outras aplicações. Na prática, a Curva ABC ajuda as empresas a identificarem os produtos mais valiosos (em relação à demanda dos clientes).
Obviamente, esses números variam em cada empresa, de acordo com seus critérios de avaliação. Mas, em regra geral, a Curva ABC de clientes atende a maioria das empresas.
Com a curva ABC, é possível evitar gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos em um primeiro momento, o que pode representar uma certa demora para recuperar o capital investido.
Ao se verificar os produtos que não possuem uma demanda tão grande, a curva ABC de produtos possibilita a identificação dos produtos que devem ser colocados em promoções para aumentar as suas vendas e evitar excesso de estoque.
Classe A: É o agrupamento de uma pequena porcentagem de itens, responsável por uma grande parcela da receita bruta ou lucro da empresa. Cada empresa possui seu percentual específico, mas, normalmente, apenas estão classificados nesse grupo até 20% dos itens. Esses itens são responsáveis por 80% do faturamento da empresa;
Classe B: Essa classe conta com 30% dos itens categorizados e costuma representar 15% das vendas da empresa. Ou seja, ficam com um percentual intermediário de importância para a gestão.
Classe C: Representa a maior parte dos itens, algo em torno de 50%, mas possui pouca representatividade para as receitas da empresa, ficando com apenas 5%.
método
Agora que já entendemos o que é e como essa ferramenta pode nos ajudar com a classificação do estoque e também dos clientes, vamos ver qual é a sua importância e quais são suas principais vantagens.A curva ABC de produtos e clientes, possibilita uma visão muito mais abrangente dos processos da sua empresa e traz um grande auxílio no seu processo de tomada de decisões.
Com a seleção da curva ABC, fica muito mais fácil identificar os itens que possuem um destaque maior dentro da sua organização e que precisam de um cuidado mais apurado quanto ao controle de estoque, além dos clientes que possuem um maior volume de compra.
1. Estoques mais otimizados de acordo com a realidade de seu negócio;
2. Diminuição de desperdícios;
3. Investimentos estratégicos;
4. Aumento da margem de lucro;
5. Composição de planejamentos mais eficazes do fluxo de caixa;
6. Avaliação de impactos externos ao negócio;
7. Entregas mais assertivas.
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